Índice
Você sabia que nem todas as mulheres experimentam os mesmo sintomas de gravidez e nem na mesma intensidade? Tudo pode variar de uma mulher para outra, e até mesmo de uma gestação para outra. Já dizia aquele velho ditado: “cada pessoa é um mundo”. Neste caso, cada mulher é diferente e os sintomas de gravidez também podem ser bem diferentes.
Já nas primeiras semanas de gravidez, o corpo feminino começa a dar os primeiros indícios de que um bebê está a caminho. Tudo isso indica que o corpo está se preparando para receber o pequeno.
Se está grávida, certamente já deve ter observado alguns sintomas de gravidez. Ou talvez não, pois há casos onde as mulheres não sentem absolutamente nada durante os nove meses. Pode dar até um pouquinho de inveja!
Anúncios
Agora bem, se você está com suspeitas do que está sentindo se trate de uma gravidez, o mais recomendável é fazer um teste de gravidez. Mas também é importante que conheça melhor seu corpo e saiba o que está acontecendo. Continue lendo e confira os primeiros sintomas de gravidez e tire suas dúvidas.
Quando os sintomas de gravidez costumam surgir?
Antes de aprofundarmos nos primeiros sintomas de gravidez, confira uma linha do tempo de como a gestação ocorre:
- Dia 1: Grande parte das gestações são contadas a partir do primeiro dia da menstruação.
- Aproximadamente no dia 14, a mulher libera um óvulo. Aqui pode haver uma variação dependendo da duração do ciclo de cada mulher.
- Dentro de 24 horas após a ovulação: Se a mulher teve relações sexuais nos últimos dias sem usar proteção, o espermatozoide irá fertilizar o óvulo.
- De sete a nove dias após ter acontecido a ovulação, esse óvulo fertilizado será implantado no revestimento do útero.
Depois disso, considera-se que a mulher está grávida.
Atraso do ciclo menstrual
Assim que a mulher percebe um atraso na menstruação, a primeira coisa que passa pela cabeça é uma gravidez. No entanto, isto pode ocorrer também devido a outros fatores, como:
Anúncios
- Medicamentos;
- Síndrome do ovário policístico;
- Estresse;
- Flutuações de peso.
Como também, pode acontecer da mulher não conseguir identificar o atraso de uma vez, sobretudo se seu ciclo menstrual for irregular. Se o atraso for considerável, o mais indicado é procurar um médico o antes possível.
Cólica e inchaço abdominal
Nas duas primeiras semanas de gravidez, é possível sentir uma sensação bastante parecida com as cólicas menstruais, de intensidade fraca a média.
Como também, o inchaço abdominal está entre os primeiros sintomas de gravidez podendo ser observado desde a primeira semana. Isto pode ocorrer devido ao aumento progressivo do útero.
Mamas sensíveis e mudança na coloração da aréola
Com toda certeza as mamas são uma parte bem delicada do corpo da mulher. Nas primeiras semanas de gestação é possível sentir maior sensibilidade nessa região. Isto acontece porque os ductos mamários e as glândulas estão aumentando e se ramificando para preparar o sistema de alimentação do bebê.
Também é possível que aos poucos as mamas aumentam de tamanho, e em determinados casos pode até mesmo mudar a cor da aréola. Tudo isto devido ao aumento do fluxo sanguíneo nessa região.
Salivação
Certamente isto é bastante incômodo, principalmente nos primeiros meses. A salivação é um dos sinais mais comuns da gestação, porém se fala pouco dele. Quase sempre está associado a vômitos e enjoos. Geralmente some após o terceiro mês.
Mesmo se tratando de um sintoma bastante comum, os médicos ainda não encontraram uma explicação certa de porque isto ocorre na gravidez.
Enjoos
Há mulheres que não sentem enjoos durante a gravidez, mas é bem raro. Estes incômodos enjoos normalmente começam a partir da sexta semana. E logo costumam desaparecer no quarto mês, mas podem durar toda a gravidez.
Aumento da frequência urinária
Devido ao aumento do útero, este acaba comprimindo a bexiga, fazendo com que a mulher sinta vontade de urinar com mais frequência. Isto pode se intensificar ainda mais nas últimas semanas de gestação, quando acontece o que muitos chamam de “queda do ventre”. A cabeça do bebê fica encaixada na bacia da mulher, indicando que o parto está bem próximo.
Como pode ver, o corpo feminino começa a “falar” desde as primeiras semanas de gravidez, avisando de que um bebê está a caminho. Se após ver os sintomas ainda estiver se perguntando Como saber se estou grávida, pode fazer um teste de gravidez pelo celular. E independentemente do resultado, não deixe de procurar um médico o antes possível.